analytics
Taxa de inflação abranda na zona euro e acelera em Portugal

Taxa de inflação abranda na zona euro e acelera em Portugal

Taxa de inflação voltou a recuar na zona euro, mas acelerou em Portugal, no mês de setembro. 

07 Oct 20243 min

Liked what you just read? Share it!

Setembro traz recuo da inflação na zona euro e agravamento em Portugal 

A taxa de inflação homóloga desacelerou, em setembro, na zona euro para 1,8%, comparando com os 2,2% de agosto e 4,3% do mesmo mês em 2023. 

A estimativa foi divulgada pelo Eurostat, partilhada pelo Notícias ao Minuto, e indica que a inflação com uma maior taxa em setembro é a dos serviços - 4%. 

“A componente de alimentação, álcool e tabaco apresentou em setembro uma subida de preços de 2,4%, depois de terem aumentado 2,3% em agosto, a inflação dos bens industriais não energéticos manteve-se nos 0,4% e para os preços da energia é estimado um recuo de 6,0% (-3,0% em agosto). Ainda de acordo com a estimativa rápida do Eurostat, a taxa de inflação homóloga subjacente (que exclui energia e alimentos não processados) abrandou, em setembro, para 2,7%, quer comparando com os 2,8% de agosto quer com os 5,5% homólogos”, pode ler-se na notícia. 

As maiores taxas de inflação medidas pelo Índice Harmonizado dos Preços no Consumidor (IPHC) em setembro, entre os 20 países da zona euro, foram registadas na Bélgica (4,5%), Estónia (3,2%), Grécia e Croácia (3,0% cada)

Já em Portugal, a taxa de inflação homóloga acelerou para 2,1% em setembro, mais 0,2 pontos percentuais que em agosto (1,9%), de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE) citado pelo Notícias ao Minuto

“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 2,1% em setembro de 2024, taxa superior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior”, pode ler-se.  

Quanto ao indicador de inflação subjacente – que exclui produtos com preços mais voláteis como alimentos e energia - “terá registado uma variação de 2,8% em setembro, o que compara com 2,4% no mês precedente”. Face aos preços destes produtos, o a variação do índice relativo aos produtos energéticos “diminuiu para -3,5% (-1,4% no mês anterior), essencialmente devido à conjugação da redução mensal nos preços dos combustíveis e lubrificantes (-1,0%) com o efeito de base associado ao aumento registado em setembro de 2023 (3,2%)”, explica o INE citado na notícia. 

Contrariamente, “a variação do índice referente aos produtos alimentares não transformados terá sido 0,9% (0,8% em agosto)”, lê-se ainda. 

Além disso, Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, indicador que permite comparar com outros países europeus, registou uma variação homóloga de 2,6% (1,8% no mês anterior).  

Continue atualizado sobre todo o panorama financeiro, seguindo o nosso blog e assinando a newsletter semanal do Poupança no Minuto:

Newsletter

Subscribe to our newsletter and don't miss any content.



Simulators
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Credit Intermediary registered with Banco de Portugal (Bank of Portugal) as nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda (Insurance Mediation Ltd), registered at ASF as nº 423578365


Poupança no Minuto is a brand owned by Financefy, S.A., a linked credit intermediary registered with the Bank of Portugal under number 0006860. Services authorized to provide: Presentation or proposal of credit agreements to consumers. Assistance to consumers, through the performance of preparatory acts or other pre-contractual management work in relation to credit agreements that have not been presented or proposed by the company. Lenders: Bankinter, S.A. - Branch in Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Branch in Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Branch in Portugal, Real Estate Credit Union, S.A., Credit Financial Establishment (Sole Proprietorship) - Branch in Portugal, Bni - International Business Bank (Europe), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Credit Financial Institution, S.A.